Acesso a Informação
20-08-2015 - 15:47

Galeria resgata presença das mulheres no Parlamento catarinense

Com o objetivo de resgatar e registrar a importância das parlamentares que passaram pelo Legislativo catarinense, foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (19) a Galeria Lilás. O espaço, instalado no Palácio Barriga Verde, foi criado a pedido da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa. Durante a cerimônia, ocorreu também a transmissão do cargo de coordenadora da bancada feminina da deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) para Ana Paula Lima (PT).

A galeria permanente mostra as fotos das 12 mulheres que exerceram o cargo de deputada estadual em Santa Catarina (confira no quadro abaixo). Parlamentar por dois mandatos, entre 1995 e 2003, Ideli Salvatti lembrou das dificuldades enfrentadas pelas primeiras mulheres eleitas. “Eu fui a quarta deputada mulher, numa época em que nós éramos uma diante de 39 homens”, afirmou Ideli. “Hoje, temos quatro, conseguimos formar uma bancada, prova de que avançamos.”

A secretária de Estado de Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca, que é deputada estadual licenciada, ressaltou o pequeno número de mulheres deputadas em 180 anos de Assembleia Legislativa. Para ela, a Galeria Lilás, além de resgatar a história, deve incentivar outras mulheres a disputarem e ocuparem cargos eletivos.

Já o presidente da Assembleia, deputado Gelson Merisio (PSD), defendeu que as mulheres, ao invés de terem cotas nas disputas eleitorais, tenham mandatos garantidos. “Dentre as várias crises que vivemos hoje, uma delas é a crise de lideranças, e a solução dela passa ela participação direta da mulher na vida política”, afirmou.