Acesso a Informação
11-08-2015 - 16:12

Dia Estadual do Vereador Mirim serve de incentivo

No dia 11 de agosto comemora-se o Dia Estadual do Vereador Mirim, lei sancionada pelo governador Raimundo Colombo e que tem por meta incentivar a participação da juventude na política, atuando como uma escola de formação cidadã dos estudantes. Em Santa Catarina, algumas cidades se destacam no funcionamento das Câmaras Mirins. Blumenau foi o primeiro município do Estado e a segunda do país a estabelecer a Câmara Mirim. Em funcionamento há 16 anos, o órgão serve de exemplo para outros municípios.

Dentro da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor), três municípios têm o Parlamento Jovem. São Lourenço do Oeste foi o primeiro a implantar o programa na região Noroeste e está na sexta legislatura. Depois veio Jupiá (quarta legislatura) e Galvão (segunda legislatura).

Recentemente, os municípios que pertencem à Acanor receberam a visita de profissionais da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que tem o desejo de ter mais Câmaras Mirins na região. A equipe passou por Coronel Martins, Santiago do Sul, Irati, São Bernardino e Novo Horizonte.

A Acanor, preocupada em formar cidadãos conscientes, frequentemente realiza capacitações e formações para os vereadores mirins da região. Todos os Parlamentos Jovens da entidade ainda possuem o Conselho Mirim, que ajuda àqueles que estão chegando no projeto e disseminam a ideia de liderança na comunidade.