Acesso a Informação
02-08-2019 - 13:44

Acanor participa do 1º Encontro Estadual de Coordenadores de Parlamentos Jovens

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através do Núcleo de Formação para a Democracia, da Escola do Legislativo da ALESC, promoveu no dia 31 de julho o 1º Encontro Estadual de Coordenadores de Câmaras Mirins, no plenarinho da Assembleia Catarinense.

            Há 10 anos a Escola do Legislativo realiza anualmente o Encontro Estadual de Câmaras Mirins, na capital do Estado, assim como incentiva e apoia a criação e trabalhos dos Parlamentos Jovens no Estado, por intermédio do Núcleo de Formação para a Democracia, da Escola do Legislativo da ALESC, estando sempre em contato direto com os coordenadores municipais, porém, dado ao crescimento destas ações, a Coordenadora do Núcleo, professora Alcilea Medeiros Cardoso, convocou todos os coordenadores para um momento de formação, troca de experiência e debates de ações para os programas Parlamento Jovem.

            O encontro reuniu aproximadamente 40 municípios, participando coordenadores, vereadores e servidores. Alguns municípios, embora ainda não tenham este  programa,  participaram com vistas a buscar mais informações para a sua implantação.

            A Acanor (Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina), que conta atualmente com 09 municípios associados, possui o Parlamento Jovem em todas as Câmaras. E para representar a região, participaram servidores dos municípios de Novo Horizonte, Jupiá, Galvão, Palma Sola e São Lourenço do Oeste.

            Na ocasião, o secretário executivo da Acanor, Éderson Hermann, participou da mesa de debates, representando a região, no intuito de levar a todos os trabalhos que a Acanor realiza, sendo  uma das poucas associações que atua de forma regionalizada neste contexto, apoiando e incentivando as ações e atividades das Câmaras Mirins da região, servindo como modelo e exemplo para tantos outros municípios e regiões.