Acesso a Informação
05/07/2019 - 08h30

Acanor e Ceom realizam curso de gestão documental

Nos dias 03 e 04 de julho servidores de diversas Câmaras Municipais da região participaram de capacitação promovida pelo Ceom - Centro de Memória do Oeste e Unochapecó, em parceria com a Acanor - Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina, na sede do Ceom em Chapecó.

Esta ação faz parte do programa de qualificação permanente que a Acanor desenvolve, especialmente para os seus associados (vereadores e servidores).

As atividades nesses dois dias foram divididas em trabalhos teóricos e práticos, envolvendo todas as fases da gestão documental: produção, manuseio, preservação, arquivo e restauração, sendo conduzido pelo professor Ademir Miguel Salini, que é mestre em história e documentalista, um dos coordenadores do Ceom.

A iniciativa deste curso partiu da secretaria da Acanor, tendo em vista a relevância do assunto, especialmente para o setor público, dado o volume de documentos produzidos e da importância e necessidade de muitos destes serem arquivados por muitos anos, e para isso são precisos mecanismos de preservação e arquivamento adequados.