Acesso a Informação
16-07-2018 - 16:39

Capacitações e desenvolvimento regional foram temas da 3ª reunião ordinária da Acanor

            O município de São Bernardino sediou na noite do dia 13 de julho a 3ª reunião ordinária da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (ACANOR) com casa cheia, aproximadamente 50 participantes entre vereadores e servidores de Câmaras Municipais, além de vereadores mirins e outras autoridades locais e regionais.

           

            Capacitações/treinamentos

A pauta do encontro teve como principais assuntos a avalição de eventos de capacitação realizados no primeiro semestre a agenda de atividades de formação para o segundo semestre. Dentre as qualificações realizadas neste ano, destacou-se o 3º Encontro Região Oeste de Câmaras Mirins, que reuniu 12 municípios da região, e mais de 120 participantes, especialmente vereadores e executivo mirins que tiveram um dia todo de formação. Outro evento de repercussão foi o Legislativo em Ação, do qual participaram agentes  públicos e políticos e a comunidade em geral, onde se debateu temas como “a mulher na política e na sociedade”,  e elaboração de leis e demais atos normativos segundo a legislação e o interesse da sociedade.

 

            Formação continuada

            Até o final deste ano outras capacitações serão desenvolvidas com vistas à contínua formação dos agentes públicos e políticos, além de estar aberta a população em geral.

            Uma das grandes ações da Acanor será uma parceria com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) para realização de capacitação em gestão pública, constituindo-se em um projeto que desenvolverá qualificação nas mais diversas áreas de atuação do Poder Público, especialmente a Administração Pública, com duração de oito meses, sendo de agosto a novembro de 2018 e de fevereiro a maio de 2019, resultando em 16 encontros (quinzenais) com carga hora/aula de 4h, totalizando 64h/aulas.

           

            Pauta para os candidatos ao governo estadual

            A preocupação com o desenvolvimento integrado da região Oeste também foi objeto de discussão da reunião, especialmente pela proximidade do período eleitoral. Os associados aprovaram sugestão para que seja elaborada uma pauta de ações e investimentos que deverá ser entregue por ocasião de encontros e debates com os principais candidatos ao governo do estado de Santa Catarina.

            A diretoria da Acanor se reunirá nas  próximas semanas para iniciar essas tratativas, levantando com os associados às demandas para posteriormente providenciar agenda de encontros com os candidatos.